Data: 08/03/2012 ÁGUA: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E PARA A PERDA DE PESO

A ingestão de água diária pode favorecer a perda de peso em pessoas obesas.

A água é o nutriente mais importante para a manutenção da vida, sendo que não conseguimos sobreviver após mais de 100 horas de restrição da mesma. Assim, nenhum outro nutriente é mais essencial e requerido em quantidades tão grandes como a água. A quantidade presente no organismo varia de acordo com a fase da vida e entre os gêneros, e está distribuída no meio intra e extracelular. De maneira geral, a água forma 2/3 do nosso peso corporal, compondo 83% do sangue, 75% dos músculos, 74% do cérebro e 22% dos ossos.

A recomendação diária do Instituto de Medicina, publicada em 2004, sobre o consumo de água para adultos é de 3,7L para homens e 2,7L para mulheres, incluindo a água total de todas as bebidas, como café, chá, sucos, e presente nos alimentos. Porém, isso pode variar de acordo com a idade, gênero (homens possuem mais massa muscular, o que aumenta o gasto energético), atividade física, condição patológica ou psicológica, umidade e temperatura do ambiente.

As principais funções da água no organismo são: transportar e distribuir nutrientes, metabólitos, hormônios e outros materiais pelo corpo e dentre as células; agir como solvente; remover produtos de excreção através da urina e das fezes; agir como reagente em reações metabólicas; agir como termorregulador; lubrificar estruturas do corpo; formar mucos protetores; protetor de choque mecânico, como por exemplo, no cérebro; entre muitas outras.

A desidratação, que começa com a perda de 2 a 3% do peso corporal, causa sintomas como cansaço, dores de cabeça, diminuição do estado de alerta, podendo chegar à morte em uma situação de perda de mais de 10% do peso corporal.

A água deve ser tomada ao longo do dia, principalmente antes de dormir, logo ao acordar e antes, durante e após o exercício físico. Em relação a sua ação no controle do peso corporal, estudos mostram que pessoas que ingerem água, consomem 9% menos calorias em comparação àquelas que não ingerem. Porém, a água, ou qualquer outro tipo de líquido, não deve ser ingerida junto com as refeições, pois há diluição do suco gástrico, prejudicando a digestão e absorção de muitos nutrientes. Seu possível efeito no controle do peso se dá quando a ingestão é feita 30 minutos antes das refeições, pois reduz a quantidade de energia ingerida na refeição. Um estudo mostrou que pessoas que ingeriram mais de 1 litro de água por dia por 12 meses, obtiveram maior perda de peso (em torno de 2kg a mais) em relação às que ingeriram quantidades menores. Entretanto, as informações em relação à ingestão foram somente relatadas, sendo que ainda não há nenhum estudo onde há intervenção que correlacione o aumento da ingestão com a perda de peso.

Possivelmente há outros benefícios do consumo de água para a manutenção do peso, como o aumento da taxa metabólica basal, deixando o metabolismo mais acelerado. Ainda falta esclarecer a quantidade e os horários que a água deve ser ingerida para se obter esses resultados.

Atuando diretamente no controle de peso ou não, ingerir água em quantidades adequadas favorece o equilíbrio do organismo, permitindo que todas as funções sejam realizadas harmonicamente. Como consequência, o controle e a perda de peso se tornam mais fáceis.

Mapa do site